Pra que ser organizado?

Desde o ensino fundamental eu sempre tive algum tipo de agenda. E na época eu não usava totalmente para o fim que ela é feita, eu simplesmente gostava de ter um lugar para escrever minhas bobagens de adolescente.

No entanto, sim, eu anotava datas de provas, prazos de entrega de atividade, aniversários, entre outras coisas. Eu simplesmente achava um máximo a ideia de ter uma agenda na mochila.

Os anos foram passando – cada ano uma agenda – as disciplinas na escola foram aumentando e então eu via cada dia mais claramente que o simples fato de ser uma pessoa organizada me trazia alguns benefícios.

A despeito do primário, – onde eu fui oradora da turma por ler extremamente bem – eu fui uma aluna mediana até o fim da faculdade, nunca morri de amores por estudar. Mas todas as notas altas, trabalhos excelentes e o TCC nota máxima não vieram desacompanhados  de uma boa organização.

Percebo o quanto esse assunto faz parte de mim quando me noto conversando quase euforicamente com alguém igualmente interessado, o que é raro acontecer, mas quando acontece eu agarro o momento.

Criei o blog também para ter onde derramar esse excesso de informação que venho adquirindo. Não me considero especialista em nada, obviamente. Não tenho nenhum tipo de certificação, ou algo parecido. Mas qualquer pessoa que puxar assunto, se me deixar, eu falo por 3 horas seguidas.

Eu bato na tecla da organização com todas as pessoas que eu amo e quero bem. E o que eu sempre digo a elas eu digo a você, meu(minha) leitor(a) lindo(a) e inteligente: organização não é frescura, não é coisa de mulherzinha.

Se organizar é não deixar sob responsabilidade do seu cérebro datas e prazos importantes. Por mais esperto que ele seja, às vezes, ele armazena informações idiotas e deleta as importantes. Se organizar é saber o que você precisa fazer, e assim, economizar energia.

Pensar no que você tem que fazer, além de desgastante, é arriscado porque na maioria das vezes você acaba fazendo nadinha. E por fim, ser organizado te dá vantagem, as pessoas confiam mais em você, você se sente capaz de conseguir qualquer coisa.

O que eu mais quero para mim em 2022 é equilíbrio. Olhar para as principais áreas da minha vida e ver que estou conseguindo dar atenção suficiente a cada uma. Não quero perfeição em nenhuma delas, só não quero me sentir frustrada com a minha vida profissional.

Não quero olhar meu planejamento financeiro e ver que não sobra dinheiro para investir. Não quero olhar para a minha saúde e me dar conta de que a minha má alimentação está impactando negativamente a minha energia e aparência.

Com o básico de organização eu consigo dedicar tempo a cada um desses pontos que no momento são os de maior peso para mim. Hoje eu trabalho de segunda a sexta, 8 horas por dia. Cada janela de horário livre eu tento encaixar ações e tarefas que vão de encontro aos meus objetivos junto a essas áreas.

Não sou fanática por organização, aliás, tem dias que eu só quero ficar existindo. No entanto, mais uma vez: não tem que ser perfeito, só precisa ser perfectível.

Cada dia é um dia que eu posso escrever do jeito que eu quiser. Sempre tentando ser melhor. Mas eu levo a sério, até porque essas coisas não são coisas isoladas que eu procuro para melhorar. São coisas que somando significam a minha vida.

E então, o que me ajuda muito a não enlouquecer tentando “dar conta de tudo” é ter esse lugarzinho onde eu escrevo as coisas importantes. Veja bem, as coisas importantes. Querer abraçar o mundo é o que desiquilibra geral.

A gente têm que saber o que é importante de verdade e concentrar as energias nessas coisas. Nossa energia é limitada, e o tempo é o recurso mais escasso que a gente têm simplesmente pelo fato de ser irrecuperável.

E aí, sempre que você achar que não está sobrando tempo, dê uma recapitulada nos seus dias, o que você anda fazendo com as suas 24 horas?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: